Desenvolvida no contexto de uma parceria/cooperação entre instituições de ensino, investigação e empresas, esta componente do projeto destina-se à sensibilização, educação e formação de estudantes do ensino secundário, em áreas ligadas ao mar. Procura estimular o interesse pelas carreiras azuis dando uma visão das oportunidades que a economia azul pode trazer. Contribui ainda para o ganho de novas competências e perspetivas.
A formação vocacional, contribuindo para a literacia azul, procura, desta forma, ajudar a que se cumpra um dos eixos mais relevantes para o crescimento azul: a existência de recursos humanos com formação.
Centrando-se na divulgação e na formação para o emprego e para o empreendedorismo visa, a médio prazo, aumentar o número de jovens que queiram apostar profissionalmente na economia azul, optando pelas profissões existentes, ou procurando identificar ou desenvolver novas carreiras azuis.
A formação para a empregabilidade visa dar resposta a eventuais desfasamentos entre a oferta educativa e formativa e as necessidades das empresas que operam na economia azul.
Para responder cabalmente ao desafio, o projeto identificará as necessidades sentidas pelas empresas da economia azul, nos sectores selecionados, soluções tecnológicas inovadoras e perfis de formação e qualificação de mão-de-obra.
Este trabalho preliminar conduzirá à elaboração de um programa específico de formação profissional.
Desenvolvida no contexto de uma parceria/cooperação entre instituições de ensino, investigação e empresas, a formação para a empregabilidade pretende, por um lado, contribuir para a formação de novos profissionais com competências na área marítima e por outro, ser um espaço para a atualização de competências profissionais.
O programa de formação profissional oferece a possibilidade de estágios.
O crescimento da economia azul é uma alavanca de desenvolvimento económico, potenciando o crescimento das oportunidades de emprego e de negócio em áreas como o ordenamento e a política de gestão do espaço marítimo, o direito do mar, a investigação científica, as pescas e a aquacultura, o turismo, a exploração mineral, a gestão ambiental no meio marinho, entre muitas outras.
Consciente da necessidade de uma abordagem multidisciplinar para o sucesso dos projetos de empreendedorismo da economia azul, particularmente nos domínios da economia e gestão, ciências marinhas e direito marítimo, esta componente do Tecatlantic visa criar um programa de pós-graduação multidisciplinar online, que permita melhorar competências e despertar para o empreendedorismo azul.