Sobre o projeto

O mar apresenta-se, cada vez mais, como um território de oportunidades, espaço aberto à inovação, ao empreendedorismo, mas também à potenciação das atividades tradicionais.

Em Portugal e na Europa, aproveitar as oportunidades que o mar oferece, impulsionando um crescimento azul e sustentável, é um objetivo relevante, que pressupõe a existência de profissionais qualificados e altamente motivados. Que exige técnicos e empreendedores. Que exige conhecimento teórico e experiência prática. Que exige ligação ao passado e visão de futuro.

O projeto Tecatlatic procura dar resposta ao desafio que a necessidade de profissionais qualificados representa para a economia azul.

“Nowhere is more powerful and unforgiving, yet more beautiful and endlessly fascinating than the ocean.”

Sir David Attenborough

O que são os EEA Grants

Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia.

Como forma de promover um continuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants.

Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa

e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários.

Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros. Saiba mais em eeagrants.gov.pt.

Promovido pelo Fórum Oceano
- Associação da Economia do Mar

– em parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com o Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, com o Colégio Valsassina, todos de Portugal, e com o GCE Ocean Technology, da Noruega, conta ainda como o apoio institucional da Câmara Municipal de Lisboa e do Alfred Wegener Institute for Polar and Marine Research, da Alemanha. O projeto inclui ações de treino vocacional para jovens, treino para a empregabilidade em áreas consideradas chave para o desenvolvimento da economia azul e treino para o empreendedorismo.

Com o apoio dos EEA Grants, mecanismo financeiro plurianual através do qual a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega apoiam financeiramente os Estados-Membros da União Europeia, o Tecatlantic assume-se como um projeto que aposta, de forma inovadora, na formação para a economia azul, junto de diferentes públicos-alvo, desde estudantes do ensino secundário a profissionais no ativo ou à procura de requalificação profissional.